O TRABALHO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA EM ALUNOS COM VISÃO SUBNORMAL
Resumo
O presente estudo se trata de uma revisão de literatura focada em dispor sobre o trabalho pedagógico no desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos com visão subnormal. Para tal fora realizada a busca de material disponibilizada em sítios eletrônicos no lapso temporal de 2003 até 2023, devido ao fato que é um assunto em constante modificação. Assim, a pesquisa fora dividida em três tópicos, o primeiro dispondo sobre os conceitos abordados, seguido dos avanços que já aconteceram no cenário investigado, finalizando com os desafios a serem superados para que haja maior inclusão e melhores técnicas capazes de atender tais alunos. Como resultado o estudo constatou que o trabalho pedagógico no desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos com visão subnormal é uma jornada recompensadora que contribui para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
NASCIMENTO, Julia Carolina. O trabalho pedagógico no desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos com visão subnormal . Artigo científico apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cristo Rei (FACCREI), Cornélio Procópio/PR.
Identificação da publicação
Artigo científico disponível no Repositório Institucional da Faculdade Cristo Rei (FACCREI).
Identificação do autor
Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Cristo Rei – FACCREI, de Cornélio Procópio.
Idioma
Português
Keywords
Inclusive education, Low Vision, Pedagogy.
Palavras-chave
Educação inclusiva, Visão Subnormal, Pedagogia.
Abstract
The present study is a literature review focused on providing information on pedagogical work in developing reading skills in students with low vision. To this end, a search for material made available on websites was carried out in the period from 2003 to 2023, due to the fact that it is a subject in constant change. Thus, the research was divided into three topics, the first covering the concepts covered, followed by the advances that have already occurred in the investigated scenario, ending with the challenges to be overcome so that there is greater inclusion and better techniques capable of serving such students. As a result, the study found that pedagogical work in developing reading skills in students with low vision is a rewarding journey that contributes to a more inclusive and egalitarian society.