-
Ensino de liderança na educação superior do Norte do Paraná:
- Voltar
Metadados
Miniatura

Autor
OLIVEIRA, Carla Cristina de.
Título
Ensino de liderança na educação superior do Norte do Paraná:
Subtítulo
formação de líderes femininas no Curso de Administração.
Orientador
SILVA, Maria Flávia da.
Resumo
Este artigo trata do tema da importância do ensino de liderança em uma instituição
de ensino superior, no que se refere ao público feminino. A formação em liderança é um
requisito exigido por muitas organizações, e essa competência representa um diferencial
competitivo dos indivíduos que atuam em cargos de chefia ou supervisão. Justifica-se a
realização desta pesquisa, em função da necessidade particular do pesquisador, em identificar
a percepção de alunas do curso de Administração de uma IES – Instituição de Ensino
Superior, sobre suas atuais habilidades e competências de liderança. Como problema de
pesquisa objetiva-se responder ao seguinte questionamento: Qual a percepção das alunas
formandas em administração sobre o tema liderança feminina? Os principais autores
utilizados para enriquecer o referencial teórico foram: Bergamini (2003), Cruz e Silveira
(2014) e Maximiano (2000). A metodologia desta pesquisa foi realizada através do método
dedutivo com uma análise quantitativa e qualitativa e a pesquisa é bibliográfica. Os resultados
foram obtidos através da aplicação de questionários aplicados com as alunas que se formarão
no ano de 2017e teve como principais resultados o registro de que as formandas do ano de
2017, em sua maioria, acreditam que a liderança é algo que nasce com indivíduo e que pode
ser aprendida na faculdade, e 50% das entrevistadas, se sentem parcialmente preparadas para
atuarem em cargos de liderança.
Abstract
This article deals with the importance of teaching leadership in an institution
higher education as regards the female audience. Leadership training is a
required by many organizations, and this competence represents a differential
individuals who hold managerial or supervisory positions. It is justified to
conducting this research, due to the researcher's particular need to identify
the perception of students of the Administration course of an IES - Educational Institution
Superior, about your current leadership skills and competencies. As a problem of
This research aims to answer the following question: What is the perception of the students
Business graduates on the topic of female leadership? The main authors
used to enrich the theoretical framework were: Bergamini (2003), Cruz and Silveira
(2014) and Maximiano (2000). The methodology of this research was performed through the method deductive with a quantitative and qualitative analysis and the research is bibliographic. The results obtained through the application of questionnaires applied to the students who will graduate in 2017 and had as its main results the record that the students of the year of
2017, for the most part, believe that leadership is something born with an individual that can
learned in college, and 50% of respondents feel partially prepared to
to act in leadership positions.
Palavras-chave
Liderança. Ensino. Liderança feminina.
Keywords
Leadership. Teaching. Female leadership.
Idioma
Português
Identificação do autor
Não consta
Identificação da publicação
Artigo científico disponível no Repositório Institucional da Faculdade Cristo Rei (FACCREI).
Referência
OLIVEIRA, Carla Cristina de. Ensino de liderança na educação superior do Norte do Paraná: formação de líderes femininas no Curso de Administração. Artigo científico apresentado como resquisito parcial para a conclusão do curso de Administração. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Cristo Rei (FACCREI), Cornélio Procópio/PR, 2017.
Curso
Administração
Data da publicação
22 de novembro de 2017