PROMOVENDO A APRENDIZAGEM E O BEM-ESTAR DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Resumo
O presente estudo se trata de uma revisão de literatura onde se dispõe sobre a necessidade latente de promoção de aprendizagem e bem-estar para crianças hospitalizadas. Como se sabe, o contexto hospitalar, na grande maioria das vezes não é um ambiente agradável, todavia, quando se trata de hospitalização infantil, tal fator tende a se agravar. Ao longo de muitos anos as crianças que possuíam internações longas e/ou rotineiras eram obrigadas a abandonar os estudos naquela fase a apresentavam uma grande defasagem educacional. Assim, o tema passou a ter relevância para os estudiosos da área da educação infantil, vez que os reflexos eram notados na vida adulta. De tal modo, passou-se a realizar a educação hospitalar, por meio de uma abordagem educacional informal, visando atender as necessidades físicas, educacionais e ambientais do aluno. Ante as pesquisas realizadas para a confecção do presente estudo fora possível concluir que o ambiente hospitalar, por natureza, é um lugar onde as crianças enfrentam desafios significativos que afetam não apenas sua saúde física, mas também sua saúde emocional e psicológica.
DOMINGUES, Ana Beatriz Carvalho. Promovendo a aprendizagem e o bem-estar de crianças hospitalizadas: o papel da educação infantil. Artigo científico apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cristo Rei (FACCREI), Cornélio Procópio/PR.
Identificação da publicação
Artigo científico disponível no Repositório Institucional da Faculdade Cristo Rei (FACCREI).
Identificação do autor
Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Cristo Rei – FACCREI, de Cornélio Procópio.
The present study is a literature review that discusses the latent need to promote learning and well-being for hospitalized children. As we know, the hospital context, in the vast majority of cases, is not a pleasant environment, however, when it comes to child hospitalization, this factor tends to get worse. Over many years, children who had long and/or routine hospitalizations were forced to abandon their studies at that stage and presented a large educational gap. Thus, the topic became relevant to scholars in the field of early childhood education, as the effects were noticeable in adult life. In this way, hospital education began to be carried out through an informal educational approach, aiming to meet the physical, educational and environmental needs of the student. Based on the research carried out to prepare this study, it was possible to conclude that the hospital environment, by nature, is a place where children face significant challenges that affect not only their physical health, but also their emotional and psychological health.