-
Comércio eletrônico:
- Voltar
Documento
Metadados
Miniatura

Description
O presente artigo aborda a evolução do comércio até os dias atuais, o surgimento do Comércio Eletrônico, que, com a evolução da Internet e com o aumento de usuários no Brasil, vem crescendo a cada ano, tendo expandido ainda mais durante a pandemia da Covid 19, devido ao isolamento imposto e a facilidade de comprar sem sair de casa. Estudou-se através de pesquisa bibliográfica, artigos e jurisprudências, a necessidade de uma maior proteção ao consumidor nesse novo ambiente, a aplicação do Código de Defesa do Consumidor, a regulamentação do comércio eletrônico através do Decreto 7962/13, e como se dá a resolução dos conflitos ocasionados neste tipo de relação de consumo. Como a relação de consumo é em ambiente virtual, geralmente em sites que abrem espaço a terceiros, para que os produtos sejam vendidos, foi analisada a responsabilidade objetiva do intermediador - o qual assume os ricos de seu negócio quando abre espaço para que se concretize a relação de consumo entre usuários, fornecedores de produtos e serviços, e consumidores - através de entendimento jurisprudencial, além das possibilidades de exclusão de responsabilidade dos mesmos. Restou claro que, cabe ao magistrado analisar cada caso em concreto a fim de dirimir os conflitos.
Title
Comércio eletrônico:
Tipo de publicação
Data da publicação
21 de dezembro de 2022
Curso
Direito
Referência
OLIVEIRA, Eder Antonio Gomes de. Comércio eletrônico: a aplicação do Código de defesa do consumidor e a responsabilidade civil do intermediador. Artigo científico apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Direito. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Cristo Rei (FACCREI), Cornélio Procópio/PR.
Identificação da publicação
Artigo científico disponível no Repositório Institucional da Faculdade Cristo Rei (FACCREI).
Identificação do autor
Discente do 10º Período do Curso de Direito da Faculdade Cristo Rei - FACCREI. 2022.
Idioma
Português
Keywords
Electronic commerce. Consumer protection. Civil responsibility of the intermediary.
Palavras-chave
Comércio eletrônico. Proteção ao consumidor. responsabilidade civil do intermediador.
Abstract
This article discusses the evolution of commerce, up to the present day, the emergence of Electronic Commerce, which with the evolution of the Internet and the increase in users in Brazil, has been growing every year, having even greater growth, during the pandemic from covid 19, due to the imposed isolation and the ease of buying without leaving home. It was studied through bibliographic research, articles and jurisprudence, the need for greater consumer protection in this new environment, the application of the consumer protection code, the regulation of electronic commerce through Decree 7962/13, and how resolution of conflicts caused in this type of consumer relationship. As the consumer relationship is in a virtual environment, usually on websites that open space for third parties, so that the products are sold, the objective responsibility of the intermediary - who assumes the wealth of his business when he opens space for the relationship to be realized - was analyzed. of consumption among users who supply products and services and consumers - through Jurisprudential understanding, in addition to the possibilities of exclusion of liability from them. It was clear that it is up to the magistrate to analyze each specific case in order to resolve the conflicts.
Orientador
GALLASSI, Almir.
Subtítulo
a aplicação do Código de defesa do consumidor e a responsabilidade civil do intermediador
Autor
OLIVEIRA, Eder Antonio Gomes de.