A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do ensino de música na educação infantil, de modo a enfatizar as contribuições que a musicalização oferece ao desenvolvimento das crianças. O artigo discute como a aprendizagem musical pode influenciar positivamente diversas áreas do crescimento infantil, incluindo cognição, coordenação motora, expressão emocional e habilidades sociais. Através de uma revisão de literatura e estudos de caso, o texto busca evidenciar a importância da integração da música no currículo educacional para crianças pequenas, argumentando que a musicalização não é apenas uma forma de arte,mas também uma ferramenta pedagógica essencial para o desenvolvimento integral dos alunos na primeira infância.
NOLLI, Michely Carla Landgraf. A contribuição do ensino de música na Educação Infantil. Artigo científico apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cristo Rei (FACCREI), Cornélio Procópio/PR.
Identificação da publicação
Artigo científico disponível no Repositório Institucional da Faculdade Cristo Rei (FACCREI).
Identificação do autor
Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Cristo Rei – FACCREI, de Cornélio Procópio.
Idioma
Português
Keywords
Music, Artistic Language, Music Education, Early Childhood Education.
Palavras-chave
Música, Linguagem Artística, Ensino de Música,Educação Infantil.
Abstract
This scientific summary presents an analysis of the role of musiceducation in Early Childhood Education, focusing on the significant contributions that music learning offers to children's development. The article discusses how musical learning can positively influence various areas of child growth, including cognition, motor coordination, emotionalexpression, and social skills. Through a literaturereview and case studies, the text seeks to highlight the importance of integrating music into the educational curriculum for youngchildren, arguing that music education is not just a form of art, but also an essential pedagogical tool for the comprehensive development of students in early childhood.