O ENSINO LÚDICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Este estudo versa sobre o ensino da Língua Portuguesa nos currículos oficiais brasileiros, na Base Nacional Comum Curricular, bem como o resgate histórico do ensino da Língua Portuguesa, sendo no terceiro capítulo o ensino da Língua Portuguesa e o trabalho com a ludicidade, descrevendo um plano de aula para alunos do 5º ano com uma proposta de atividade lúdica a se trabalhar com os alunos. Desta forma tem-se a seguinte indagação, de que forma o ensino da Língua Portuguesa e a Ludicidade estão expressos na BNCC bem como nos currículos oficiais nacionais? Tendo como objetivo geral, identificar o ensino da Língua Portuguesa nos documentos oficiais brasileiros bem como um resgate histórico deste ensino desde o começo da escolarização. Como objetivos específicos, (I)- Pesquisar historicamente o ensino da Língua Portuguesa (II)- Aprofundar estudos sobre a leitura e a ludicidade junto a Base Nacional Comum Curricular, (III)- Ressaltar a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia desta pesquisa é bibliográfica pautada em Gil e Marconi e Lakatos. Os resultados apontam que o ensino da Língua Portuguesa hoje pautada nos documentos oficiais e sua consonância com a ludicidade é de suma importância para o ensino deste currículo no dia a dia da escola.
MONTEIRO, Mayara dos Santos. O ensino lúdico da língua portuguesa nos anos iniciais: uma investigação junto a Base Nacional Comum Curricular. Artigo científico apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cristo Rei (FACCREI), Cornélio Procópio/PR.
Identificação da publicação
Artigo científico disponível no Repositório Institucional da Faculdade Cristo Rei (FACCREI).
Identificação do autor
Graduanda licenciatura em pedagogia. Faculdade Cristo Rei- FACCREI. Cornélio Procópio- PR.
Idioma
Português
Keywords
Ludic, Portuguese language, Teaching.
Palavras-chave
Lúdico, Língua Portuguesa, Ensino.
Abstract
This study deals with the teaching of the Portuguese Language in official Brazilian curricula, in the National Common Curricular Base, as well as the historical review of the teaching of the Portuguese Language, with the third chapter covering the teaching of the Portuguese Language and work with playfulness, describing a plan class for 5th year students with a proposal for a playful activity to work on with the students. Therefore, the following question arises: how are the teaching of the Portuguese Language and Playfulness expressed in the BNCC as well as in the official national curricula? with the general objective of identifying the teaching of the Portuguese language in official Brazilian documents as well as a historical review of this teaching since the beginning of schooling. As specific objectives, (I)- Historically research the teaching of the Portuguese Language (II)- Deepen studies on reading and playfulness within the National Common Curricular Base, (III)- Highlight the importance of playfulness for the development of the child in the process of teaching and learning. The methodology of this research is bibliographic based on Gil and Marconi and Lakatos. The results indicate that the teaching of the Portuguese language today based on official documents and its consonance with playfulness is of utmost importance for teaching this curriculum in everyday school life.
Orientador
GONDO, Hellen Regina Primo.
Subtítulo
uma investigação junto a Base Nacional Comum Curricular